AS TERRAS SÃOGONÇALENSES FORAM BANHADAS COM MUITO SANGUE, QUANDO NO DIA 03 DE OUTUBRO DE 1645, OCORREU O MORTICÍNIO DA HISTÓRIA LOCAL, ONDE 28 CRISTÃOS FORAM MASSACRADOS E MORTOS POR INDIOS BRASILEIROS E SOLDADOS HOLANDESES
JACOB RABBI, ALEMÃO A SERVIÇO DO GOVERNO HOLANDES, VIVIA COM INDIOS TAPUIAS. JUNTOU-SE A PARAOPEBA, CHEFE INDÍGENA, CONVERTIDO AO CALVINISMO, LIDERARAM O MASSACRE EM CUNHAÚ DURANTE A CELEBRAÇÃO, LOGO APÓS A ELEVAÇÃO DA HÓSTIA, SOLDADOS HOLANDESES TRANCARAM TODAS AS PORTAS DA IGREJA E OS INDIOS POTIGUARES E TAPUIAS, PARCEIROS DESSES FEITO, INVADIRAM O LOCAL E MATARAM OS COLONOS PRESENTES À MISSA.ACONTECEU NO DIA 16 DE SETEMBRO DE 1645.
E NO DIA O3 DE OUTUBRO EM URUAÇU, OS COLONOS FORAM ATRÍDOS PARA UM TERRENO, CHEGANDO NO LOCAL, FORAM HUMILHADOS PORQUE A SUA SOBREVIVÊNCIA, DEPENDIAM DA ADESÃO DE CADA UM, AO CALVINISMO. E POR NÃO ACEITAREM, OS SOLDADOS HOLANDESES E OS MESMOS INDIOS MATARAM, COM REQUINTE DE CRUELDDE. ARRANCARAM AS SUAS LÍNGUAS PARA NÃO REZAREM ORAÇÕES CATÓLICAS. BRAÇOS E PERNAS DECEPADAS, CRIANÇS PARTIDAS AO MEIO, CABEÇAS DEGOLADAS E AINDA CORTARAM OS ÓRGÃOS GENITAIS E ENFIARAM DA BOCA DOS MORTOS. FOI UM CENÁRIO DE UMA CARNIFICINA SEM IGUAL, PORÉM MUITOS ORARAM COM MUITA FÉ ATÉ A MORTE. O PADRE AMBRÓSIO FERRA FOI TORTURADO ATÉ A MORTE. MATEUS MOREIRA TEVE O SEU CORÇÃO ARRANCADO PELAS COSTAS. E MESMO COM TODO SOFRIMENTO, PRONUNCIOU AS SEGUINTES PALAVARS:"LOUVADO SEJA O SANTISSIMO SACRAMENTO" NENHUM RENEGOU A DEUS, MORRERAM COM FÉ E FIDELIDADE.
O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO INICIOU-SE EM 15 DE MAIO DE 1988, QUANDO DOM LAIR VILAR, INICIOU O ESTUDO SOBRE OS MÁRTIRES DE URUAÇU E CUNHAÚ E, POSTERIORMENTE, FOI DESIGNADO O MONSENHOR FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA, POSTULADOR DA CAUSA. EM 03 DE BRIL DE 1999, A CNBB COMUNICOU A DIOCESE DE NATAL, A DATA DA BEATIFICAÇÃO, OFICIALIZADA EM ROMA PELO PAPA JOÃO PAULO II. ENTÃO, NO DIA 05 DE MAIO DE 2000, FALTANDO SOMENTE A CANONIZAÇÃO QUE DEPENDE DE UM MILAGRE RECONHECIDO PELA IGREJA CATÓLICA PARA SEREM OS PRIMEIROS SANTOS MÁRTIRES DO BRASIL.
EM HOMENAGEM A TODO ESSE ACONTECIMENTO FOI ERGUIDO UM MONUMENTO DA LOCALIDADE DE URUAÇU, DENOMINDO DE "MUNUMENTO AOS MÁRTIRES". ABRANGE UMA ÁREA DE 2 HECTARES DOADA PELA FAMÍLIA VERÍSSIMO, PROPRIETÁRIA DA FAZENDA. FOI PROJETADO PELO ARQUITETO E URBANISTA, FRANCISCO SOARES JUNIOR, TENDO CAPACIDDE PARA 20 MIL PEREGRINOS. SOB O ALTAR, HÁ UM PAINEL MEDINDO 30 METROS PINTADO PELO ARTISTA PLÁSTICO.....QUE ESTEVE PRESENTE EM ROMA E FOI DOADO DEFINITIVAMENTE PARA O MONUMENTO DE URUAÇU.O CAPELÃO DO MONUMENTO É O PADRE ANTONIO MURILO DE PAIVA.
EXISTE UM PROJETO PARA COSNTRUÇÃO DE POUSADAS , HOTÉIS E A CASA DOS PEREGRINOS.
ESSA HISTÓRIA ESTÁ PERCORRENDO O MUNDO, ATRAVÉS DAS VIAGENS DO MISSIONÁRIO JOSIVALDO TRAJANO DUARTE NASCIDO EM CANGUARETAMA, AFIRMA QUE TODOS OS POVOS DOS PAÍSES LATINOS SÃO RECPTIVOS PARA A HISTÓRIA DOS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU
A INAUGUAÇÃO DO MONUMENTO ACONTECEU NO DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2000 NA PRESENÇA DE APROXIMADAMENTE 15 MIL PESSOAS, ALÉM DE VARIAS AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS E GOVERNAMENTAIS. A INAUGURAÇÕ OCORREU NA GESTÃO DO PREFEITO POTI CAVALCANTI.
O MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN É RECEPTIVO A TODOS QUE BUSCAM REAFIRMAR A FÉ E CONHECER O LOCAL QUE FOI PALCO DE UMA GRANDE CARNIFICINA
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário