segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A IGREJA MATRIZ DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Igreja Matriz
Sua Igreja Matriz é uma obra perfeita, revelada em moldes arcaicos, porém de valor artístico. Teve a construção iniciada em 1719 e concluída no século XIX, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963, constituindo-se em seu monumento histórico mais representativo, acenando à importância do estilo barroco no período colonial.

A Igreja tem antigas imagens de madeira, esculpidas com arte e beleza, das quais três também são tombadas em nível nacional: Nossa Senhora da Piedade, São Benedito e o Senhor Morto. Altares com os requisitos da arquitetura barroca, onde se destacam dois, confeccionados em madeira de excelente qualidade, construídos no século XIX, por um artífice nascido e criado em São Gonçalo, Pantaleão de Oliveira.

Um destes altares, o que fica do lado direito de quem entra no templo, foi completamente destruído por um incêndio, que ocorreu na noite de 31 de maio de 1950, tendo sido reconstruído em 1957, graças ao esforço e boa vontade do Professor João Fabrício e das irmãs Professoras Alzira e Paulina Queirós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário