Vídeo documentário que aborda relatos da população quando "Neguinho de Zé" assassinou 14 pessoas
06/07/09 15h27
Fábio DeSilva e Mary Land Brito | Foto: DivulgaçãoNo último dia 04 de Junho, o Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante sediou a primeira exibição do Vídeo Documentário Sangue do Barro, que em sua abordagem reconstrói, através de relatos da população, o dia 19 de maio de 1997, quando Genildo Ferreira de França, mais conhecido como “Neguinho de Zé Ferreira”, assassinou 14 pessoas, num período de 12 horas, em Santo Antônio do Potengi.
Sangue do Barro é um projeto idealizado e dirigido pelos “Jornalistas de formação” Fábio DeSilva e Mary Land Brito. O vídeo de 52 minutos traz, em linguagem cinematográfica, a vida da comunidade antes e depois da tragédia que ficou conhecida mundialmente.
O documentário desvenda algumas dúvidas que não foram esclarecidas na época pela mídia como: o número exato de vítimas, a participação de prováveis cúmplices, e a premeditação dos crimes. Foram 33 entrevistados. Os personagens se diversificam entre familiares das vítimas, dois de seus filhos e uma ex-mulher de Genildo, além de pessoas da comunidade que cruzaram com ele na rua naquele dia, que por sorte ou ironia do destino estão vivos para narrar a história.
Um importante jornalista faz parte desse documentário e as pessoas se esquecem de tocar no nome dele: INALDO FARIAS - já falecido, foi muito interessante o acúmulo de informações da TV Ponya Negra nesse caso.
O vídeo faz parte de uma série de documentários, que foram produzidos em todo o país , vencedor do concurso Doctv quarta edição, que traz como tema “quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentário”, observando esse tema os diretores lembraram-se do ocorrido e submeteram o projeto ao concurso, chegando a conseguir êxito e tem uma responsabilidade tamanha, pois teria que relatar de modo imparcialmente, tendo que entrevistar familiares das vítimas e do algoz,sem aumentar ou inventar a real história.
O projeto teve patrocínio do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual e apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. Na solenidade de lançamento os diretores aproveitaram para parabenizar o Prefeito Jaime Calado em apoiar o Doc, pois mesmo sendo uma história de tragédia, faz parte da nossa história e não temos como arrancar esse fato de nossas vidas. Outro ponto positivo é que o documentário desmistifica o lado violento como ficou conhecido a comunidade de Santo Antônio do Potengi, que apesar do ocorrido, isso poderia ter acontecido em qualquer lugar, e que é uma comunidade de pessoas de bem e de um valor cultural sublime.Para quem perdeu a estréia em São Gonçalo, é só aguardar que em Outubro será veiculado na TV Universitária Canal 5, dos dias 18 a 24 em horários alternados no período da noite.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário