segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O FOLCLORE

Cultura
O Folclore
sendo o FOLCLORE uma das formas de expressão mais popular, São Gonçalo do Amarante-rn cultua e vivencia todas as formas de manifestações existentes na CULTUR POPULAR, incentivando todos os artistas da terra a preservrem suas tradições, por ser comsiderado O BERÇO DA CULTURA POPULAR do Estdo.existem varias manifestações que dançam os seguintes folguedos populares:
BOI CALEMBA PINTADINHO DO MESTRE PEDRO GUAGIRU D SEDE DO MUNICÍPIO E O BOI SURUBIM DO MESTRE DE BOI E MAMULENGUEIRO, O SEU ANTONIO DE ROZA DA LAGOA DE TAPARÁ:

É a versão potiguar do bumba meu boi, composto por “enfeitados” e “mascarados”, dividos em Mestre, Galantes e Damas. Executando cantigas antigas, eles fazem a coreografia ao som da rabeca. O figurino é enfeitado com fitas coloridas e espelhos, proporcionando um interessante efeito visual. Os mascarados representam a parte cômica da dança. O trio formado por Birico, Mateus e a Catirina se apresentam usando roupas vermelhas, rostos pintados e se utilizam dos gestos e paródias dos galantes. Outras figuras integram a apresentação como a Burrinha, o Bode, o Gigante (cavalo marinho), o Jaraguá e o Boi. Os instrumentos utilizados são a rabeca, o pandeiro e alguns instrumentos de corda, podendo ser substituídos pela sanfona.

CONGOS:
Ttem sua origem em temas africanos e representam uma “Embaixada da Rainha Ginga”, soberana africana ao Rei Cariongo, seu irmão, cujo objetivo principal é o trânsito das tropas da rainha pelas terras do rei, resultando na morte do príncipe, filho dele. Os cantos são diversos e a indumentária varia de acordo com a criatividade. A dança é acompanhada pela rabeca, violão, pandeiro, triângulo e agogô, tornando o folguedo uma grande festa.

PASTORIL:
Formado por dois cordões (azul e vermelho). É caracterizado pelo canto de jornadas de saudação ao público, louvação ao Messias e exaltam o próprio pastoril. A concepção cênica é sempre formada pelo espírito de competição entre os dois grupos (cordões). À frente estão a “Mestra’ do vermelho e a “Contramestra” do azul, seguidas das pastoras. A mediadora da rivalidade é a “Diana”, vestida nas duas cores.

BAMBELÔ:
Dançam ao som do tambor, batendo ritmicamente. O solista, no centro da roda de dançarinos, executa uma série de passos. Ao terminar aproxima-se de um dos participantes, convidando-o para dançar através de um gesto denominado umbigada. A ação é repetida até que todos participem da brincadeira. Os versos cantados são simples, sempre com um refrão que todos respondam.


É Fruto das tradições do índio, do português e dos negros, elementos formadores da etnia no município, a arte folclórica de São Gonçalo do Amarante é muito rica e de grande valor histórico-cultural.

Além das manifestações folclóricas, o município incentiva os artistas da terra a manterem vivas suas tradições, através de personagens do cancioneiro popular, musicais, como o Songa também da Côco e o Pedubreu e os seguintes grupos folclóricos CIMA CITADOS

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